Ticker

6/recent/ticker-posts

Programa Mais Educação Macajuba.

Como ideal de uma educação pública e democrática, a proposta de educação integral, presente na legislação educacional brasileira, compreende o ser humano em suas múltiplas dimensões e como ser de direitos.
A educação que este Programa quer evidenciar é uma educação que busque superar o processo de escolarização tão centrado na figura da escola.  A escola, de fato, é o lugar de aprendizagem legítimo dos saberes curriculares e oficiais na sociedade, mas não devemos tomá-la como única instancia educativa.
O programa Mais Educação foi instituído pela Portaria Interministerial nº 17/2007 e integra as ações do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), como uma estratégia do Governo Federal para induzir a ampliação da jornada escolar e a organização curricular, na perspectiva da Educação Integral.
Como funciona o Programa Mais Educação?
O Programa Mais Educação é operacionalizado pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetizada e Diversidade (SECAD), em parceria com a Secretaria de Educação Básica (SEB), por meio do Programa Dinheiro Direto na Escola (FNDE) para escolas prioritárias. As atividades fomentadas foram organizadas nos seguintes macrocampos:
Acompanhamento pedagógico;
Meio Ambiente;
Esporte e Lazer;
Direito Humanos em Educação;
Cultura e Artes;
Cultura Digital;
Promoção da Saúde;
Educomunicação;
Investigação no Campo das Ciências da Natureza;
Educação Econômica;

O Programa Mais Educação em Macajuba.
A Coordenadora Geral do Programa Mais educação, Aline Felipe, informou ao Blog que, o funcionamento deste projeto tem apoio dos diretores e monitores  lotadas em cada escola que fazem parte do programa, sendo Escola José Pires, José Lago, Eurides Teles e Padre Bernardo. Cada monitor pode trabalhar apenas com 5 turmas por escola, e recebem o valor de R$ 60,00 por turma.Considerado assim , pelo Governo Federal um trabalho de caráter voluntário.
Todas as escolas que estão cadastradas no programa fez uma reunião com os pais dos alunos para passar as  informações relacionadas ao funcionamento do projeto.
Este projeto já está em funcionamento desde Outubro de 2012, sendo que a validade é por 10 meses. Ela também salienta que o cadastro para renovação já foi feito, faltando apenas, ser aprovado pelo MEC. Haverá alterações nas oficinas em funcionamento com introdução das oficinas de Canteiros de hortas e  Canteiros sustentáveis. As  que já funcionam são: Letramento, Matemática, Futsal, Voleibol (Macajuba), Ciclismo (Nova Cruz) e Capoeira.
Para o projeto funcionar basta ter qualquer área vazia no prédio escolar ou na comunidade. Informamos que o projeto será implantado também nas escolas de Malhada Nova e Santa Luzia.































Postar um comentário

0 Comentários